Em tempos de escassez de recursos e consequente impacto negativo no desempenho das indústrias dos mais diferentes setores, a energia solar se apresenta como alternativa, bem como seus diferentes sistemas de geração.
Assim, se ter acesso a um tipo de energia limpa, renovável e sustentável é bom, não depender de redes de concessionárias é melhor ainda. E o sistema off-grid ou o sistema autônomo é o modelo que atende a essa necessidade, assunto do nosso blog de hoje. Confira!
Veja o que é necessário para montar um sistema off-grid
O sistema off-grid tem como principal característica o funcionamento sem conexão às redes elétricas, devido a sua tecnologia autônoma que garante o armazenamento da energia solar excedente.
No entanto, apesar de simples, é preciso ser instalado por profissionais capacitados para garantia de um bom desempenho do projeto, bem como a segurança para as pessoas envolvidas e eficiência dos equipamentos, conforme o passo a passo a seguir.
â— Passo 1: Identificação da necessidade energética
Depois de simulado o consumo local, os técnicos irão indicar o equipamento mais eficiente para a necessidade da sua empresa, com base no cálculo para identificar a potência necessária dos painéis solares.
â— Passo 2: Dimensão do projeto
É feita visita técnica para verificar o melhor posicionamento para as placas solares, local de instalação (telhado ou solo), inclinação adequada, e quantidade de placas solares necessárias para atender essa demanda.
â— Passo 3: Equipamentos de qualidade
Painéis solares, inversores, baterias, controladores de cargas e cabeamento compõe o pacote de equipamentos necessários para a geração de energia solar no formato off-grid.
â— Passo 4: Instalação do sistema off-grid
Que pode ser feita por uma empresa diferente daquela que realizou os passos anteriores, no entanto, o ideal é manter tudo, do projeto à instalação, sob os cuidados de uma mesma equipe, como ocorre com a Energy.
Mas, afinal, como funciona o sistema on grid e off-grid?
Este modelo é uma opção que vem tomando espaço no mercado fotovoltaico, oferecendo ao consumidor uma alternativa completa, econômica e eficiente, já que consiste na geração própria de energia e abastecimento.
Isso se dá por meio de baterias localizadas no sistema, que fazem com que o sistema não precise estar conectado a redes de distribuição elétrica para o funcionamento.
A alternativa também garante maior independência, já que em dias nublados ou durante a noite as baterias entram em ação e suprem o local com a energia solar armazenada, ou mesmo estabilidade em caso de quedas de energia.
Assim, também não é necessária a homologação, já que a energia excedente será armazenada nas próprias baterias adquiridas com o sistema, sem necessidade de conexão com a rede elétrica local.
Qual a situação onde o sistema off-grid é mais indicado?
Ainda que o sistema autônomo ou isolado, como também é conhecido o off-grid, seja bastante utilizado em localizações mais remotas, onde há dificuldade de se obter energia elétrica, ele pode ser implementado em qualquer área.
Inclusive, com a taxação do sol, que deve ocorrer no segundo semestre desse ano, a alternativa vem sendo cada vez mais buscada por aqueles que desejam não arcar com tributos sobre a utilização de redes concessionárias, situação que até então não era regulamentada.
Mas de forma geral, é inegável que a escolha pela energia solar como alternativa mais econômica ao consumidor e benéfica ao meio ambiente é consenso e deve crescer cada vez mais, dentro e fora do País.
Por isso, não hesite! Converse conosco para simular seu consumo e economia gerada com a instalação de um sistema fotovoltaico, bem como os custos de um financiamento completo, do projeto à instalação. Estamos à disposição!
Publicado em: 03/04/2023